quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Acredita?

“Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam”. Clarice Lispector.



E porque precisou eu apareci. Não sei de onde, muito menos quando, só sabia o por que. Encontrei-te. Ao pranto, ao canto. E ao largo da vida. A ruína da alma. Peguei-te. Coloquei-te sobre o peito. Fiquei ali, instantes, dias, décadas. A vida é difícil, você diz e rediz e sangra. Como nunca mais imaginou. A dor não cabia na lagrima. Bateu-me, arrebentou. Pena a pena. Deixei. Que pudera eu dizer ou fazer? Ouvira, ouvira com aqueles ouvidos de quem só estava ali pra ele. De quem era só dele. Meu silencio não acalentava tua alma. Teu pesar. Era inútil. Quando acalentou. Segurei as mãos. Respirou. Olhei nos olhos. Respiramos. E disse o quão belo, é a vida sem as tristezas. Não acreditava. Indago, qual a função de um anjo então? Quero te proteger. Mas preciso do teu sim. Da tua luz. Sem você não existe o meu viver, torno-me inimigo.
Instantes, horas, décadas. Passei só junto dele, no meu colo, no meu choro, no meu peito. Foi o melhor guardado que eu podia ter tocado. E toquei. Viveu de novo. Reviveu no sorriso! Na alma. Era luz irradiada. Por instantes, voamos juntos. Sobre o céu, sobre o breu. Era uma alegria tão maior, mas tão maior, que nos elevava ao céu. Voltamos. Fiquei tonta com a claridade. Senti uma dor e perdi as asas. Soltaram-se, voaram sozinhas pra longe, até o fim do horizonte. Minha luz se foi. Só uma pena ficou. Eu me deprimi dessa vez. Não seria mais o ser conselheiro. A criatura celestial. Seria comum. Ele me pegou, com as mesmas mãos que sofriam, até tempos atrás, e disse que ali onde vivia, chamava-se amigo. Que eu estava na terra, com a mesma função, guardar. E que por ele acreditar, ela continuaria ser anjo, o seu anjo.

2 comentários:

  1. Certeza de que és um anjo na terra, Roberta! E não é preciso enxergar sua auréola, asas ou a vestimenta branca. Eu sinto. Você nos guarda com o seu olhar. Lindo de doer.

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras do Gu, as minhas. Você além de anjo, é doce, é pecado, é ternura, é emoção a flor da pele.
    Lindo, lindo!

    ResponderExcluir